quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Unidades Pacificadoras da PM Carioca


UNIDADES PACIFICADORAS CARIOCAS


Uma felicidade! Ao contrário do que alguns especialistas em segurança pública previam (e neste caso devo me incluir neste rol de pessimistas), a unidades de polícia pacificadora (UPP) da Polícia Militar carioca tem se mostrado eficientes. Muitos previam que a polícia carioca não teria “fôlego” operacional para suportar o ônus logístico e operacional que deve ser dedicado a cada área pacificada.
Mas, felizmente, estamos vendo que o planejamento, por enquanto, tem atendido as expectativas, inclusive ampliando as “ocupações”, como divulgado hoje pela imprensa, indicando a “retomada da ordem pública” em mais três morros. E parece que tudo vai bem. Ainda nesta manhã, aqui na universidade, conversando com um dos mestres, me foi confidenciado que este foi o “primeiro natal e ano novo que ele passou no Rio e não viu uma projétil traçante no céu”. Ele estava feliz.
Esta felicidade simplesmente mostrava que o direito a segurança parece que esta sendo atendido, pelo menos a expectativa de cada cidadão carioca.
Este fenômeno pode indicar uma necessidade de mudança de gestão em outras forças policiais. Observem que a filosofia de policia comunitária, adotada por quase todas forças de segurança que estão discriminadas no artigo 144 da Constituição Cidadã, não conseguiu alcançar as metas de melhoria da “sensação de segurança” (não gosto deste termo, mas é o usado nas universidade e nos centros de formação de policiais) da população. Conseguiu atingir outras metas, como, por exemplo, no caso paulista a diminuição da incidência do delito de homicídio. Mas a esperada melhoria na sensação não ocorreu.
No Rio de Janeiro foi diferente. Ninguém esta falando em diminuição de crimes de qualquer natureza. Pelo contrário, o êxito se dá um função do resgate da cidadania, do simples fato do cidadão se sentir mais protegido em sua vida e nos seus direitos. A Organização das Nações Unidas estava, portanto, certa ao levar a experiência carioca para os cursos de policiamento internacional. Esta dando certo.
Veja a imagem:
Fonte: terra.com.br
Quem teria coragem de manter em seu poder um folheto como este nas “comunidades”? É certo. Esta dando resultados. “quadrilhas” do crime organizado estão sendo desarticuladas, o território esta sendo resgatado pelo poder público, o acesso de serviços públicos esta sendo facilitado (concretiza-se, portanto, a idéia de que o crime é um fenômeno social e que seu combate não pode ser feito de forma isolada pelas forças de segurança).
É ainda necessário ressaltar que se trata de um projeto de segurança novo (instalado a partir de 2008 na favela Tavares Bastos). Hoje temos mais de dez comunidades consideradas pacificadas.
Parabéns a Polícia Carioca (agora com “P” maiúsculo) e que este projeto seja copiado por outras PM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário