terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Instituições de Ensino Superior Privadas

Lendo um livro do Prof. Luis Eduardo Machado, da FGV, com o título Gestão Estratégica para Instituições de Ensino Superior Privadas (edição de 2008), me deparei, logo no início da obra, com uma frase que me assustou. Observem: "Daqui a 30 anos os grandes campi universitários serão relíquias. As universidades não vão sobreviver. Trata-se de uma mudança tão importante quanto a introdução do livro impresso". O autor desta frase é, nada mais nada menos, do que Peter Drucker.

Preciso pesquisar a obra de Drucker onde os conceitos formadores desta frase devem estar mais explícitos, pois ela assusta. Aliás, vai de encontro ao que estamos presenciando atualmente, pois as universidades cada vez mais investem em grandes campus, onde o ensino e o conhecimento formam o arcabouço dos mais variados cursos de formação ou aperfeiçoamento.

Pior ainda é o fato de que as universidades "não vão sobreviver". Será que Drucker esta se referindo ao estudo a distância? Será este o escopo de sua idéia? Preciso descobrir.

Aliás, esta é a vida do estudioso...Descobrir.

Aprofundarei nesta idéia e logo vamos discutir novamente. Aliás, obrigado amigo Baptistini... Seu puxão de orelhas foi adequado.

Bom ano a todos!

2 comentários:

  1. Coronel Jefferson,
    Fico feliz em poder ler um novo texto no blog.
    Espero que este seja o primeiro de muitos que virão ao longo do ano.
    Um abraço,
    Rogério Baptistini.

    ResponderExcluir
  2. Grande Amigo Baptistini.

    Obrigado pelo incentivo.

    ResponderExcluir