terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Policiamento Ambiental publica sua revista


REVISTA SEGURANÇA AMBIENTAL

Publicou-se, neste mês, a revista Segurança Ambiental, ano IV, nº 4. Trata-se de um veículo de comunicação doutrinária do Comando de Policiamento Ambiental do Estado de São Paulo, da Polícia Militar e este volume apresenta matérias escritas por mestres e doutores da Instituição.

Luís Eduardo Biagioni abre a revista com um artigo derivado de sua dissertação de mestrado, que cuida da utilização de veículos aéreos não-tripulados pela PMESP. Trata-se do projeto VANT que poderá revolucionar a cobertura do policiamento ambiental no Estado.

Ainda tratando de tecnologia, Cláudio Cesar de Oliveira escreve um artigo sobre georreferenciamento. O autor trata a questão como uma ferramenta de gestão ambiental em microbacias hidrográficas.

Um artigo sobre peixes de lagoas marginais na bacia do Turvo-Grande foi escrito pelos biólogo Renato Braz de Araujo (do IBILCE-UNESP), Prof. Francisco Langeani e Tenente de Polícia Militar Luiz Antonio Vaserino.

A competência da Polícia Militar Ambiental para fiscalizar rios da União foi o tema do trabalho apresentado por Douglas Vieira Machado. Traz a tona a questão da linha de talvegue e outros aspectos.

Este blogueiro também participou. Fruto de sua tese de doutorado, escrevi sobre a responsabilidade sócio ambiental como elemento formador da imagem valorativa da Instituição policial-militar. Assunto que há muito esta na mídia, discorro sobre algumas atividades da Polícia Militar e trago a real conceituação da terminologia.

Meu amigo Wellington Carlos da Cunha apresenta um artigo sobre a importante atividade de educação ambiental. Fruto também de sua tese de doutorado, o autor trata a questão de forma estratégica e este trabalho serviu como base para a sistematização desta atividade na Polícia Militar (fui o orientador da tese, para minha felicidade).

Marcos de Castro Simanovic publica seu trabalho a respeito dos empreendimentos públicos e privados e seus impactos na região do litoral norte de São Paulo.

Cumpre agora elogiar o trabalho de meu amigo Gilmar Ogawa, nosso coordenador editorial, que possibilitou esta edição. Tenho certeza de que dedicou valioso tempo de sua família em mais este projeto.

A Revista Segurança Ambiental tem registro ISSN nº 2178-2652 e não é vendida. Procure seu exemplar com os oficiais do policiamento ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário