quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Violência Policial - Síndrome do Capitão do Mato



Violência Policial Carioca


A edição do dia 31 de julho de 2012 do Jornal Nacional exibiu imagens a respeito de uma ação da Polícia Militar carioca. Trata-se de um disparo de arma de fogo, totalmente desnecessário, contra um marginal que já estava dominado e, inclusive, algemado.

Não há dúvida de que as normas legais e éticas que balizam a profissão foram rompidas na ação do policial. Um ato de violência totalmente desnecessário. Esta ação não encontra respaldo em nenhum modelo de uso de força adotadado pelas corporações policiais em todo mundo. Não há justificativa para esta ação que, ao final, macula a imagem de todas policiais militares brasileiras.

Se não bastasse a orientação da ONU para a extinção das corporações militares na área de segurança pública, ainda surgem grupos (isolados ou não) que se prestam a atuar "a margem da lei" e do Código de Ética. Não há dúvida de que a imagem relacional das polícias fica prejudicada e que, mais uma vez, se aflora a "Síndrome do capitão do mato".

Esta doença, permeada na comunidade de forma geral e transferida para as polícias (inclusive a civil) baliza as ações prioritariamente para o combate do crime e "caça" aos criminosos, esquecendo o verdadeiro papel das forças públicas em ambiente democrático.

Exemplos como o batalhão da Cidadania da PMPR, dos núcleos comunitários da PMESP e da pacificação da própria polícia carioca ainda não são suficientes para extirpar esta doença do seio das polícias.

O pior é que em ano eleitoral as medidas corretivas acabam tendo mais valor político do que quebras de paradigmas ou de mudanças de comportamento.

O certo é que, no caso carioca, a prisão do policial que disparou contra o marginal detido é insuficiente para "limpar" o estrago que foi feito.

Ainda é preciso cultuar a proteção da vida e da dignidade da pessoa humana nas instituições. E não pense que isto se aplica somente somente as polícias militares! Se aplica também as demais instituições que de qualquer forma estejam ligadas ao sistema de segurança pública arrolado no artigo 144 da Constituição Federal. Todas elas estão maculadas pela Sindrome do Capitão do Mato.

Veja o vídeo do JN!


Nenhum comentário:

Postar um comentário