sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Curso de Gestão de Segurança Pública



Engana-se aquele que pensa que somente as organizações policiais conseguem formar gestores de segurança pública. As universidades privadas apostam neste segmento educacional e oferecem cursos tecnológicos (nível superior) que buscam capacitar o interessado a gerir um processo desta natureza.

Esta intenção se alinha com o contido no art. 144 da Constituição Federal. Embora a segurança seja um dever do Estado, todos devem contribuir para a preservação da Ordem Pública. Não devemos nos esquecer que a Ordem Pública, caracterizada utopicamente como a ausência de situações que influenciem a paz social, é composta de quatro aspectos: segurança, salubridade, tranquilidade e respeito a dignidade da pessoa humana. Nunca haverá ordem pública em ambientes ou comunidades em que não existe respeito a este valor (dignidade).




Mas quem será este Gestor de Segurança Pública. Trata-se de um profissional que irá atuar nas “áreas de política, gestão, planejamento e técnicas operacionais no âmbito do sistema de segurança pública, fundamentado nos princípios da cidadania, dos Direitos Humanos e da cultura da paz, em relação às atividades de prevenção e enfrentamento das conflitualidades contemporâneas”. Necessariamente não precisa ser uma pessoa pertencente aos quadros da Polícia.

O MEC prescreve que este profissional deve ter visão sistêmica e que seja capaz de identificar as “características, as necessidades e os desafios da sociedade contemporânea”. Estas competências o qualificam a “formular políticas públicas voltadas para compreensão da vida nas cidades, nos bairros, nas comunidades e das relações entre as pessoas”.

Este profissional deve compreender e dominar os “dispositivos administrativos, penais e processuais penais referentes às ações de segurança pública, uma vez que tais conhecimentos possibilitarão a compreensão das teorias e abordagens sócio-psicológicas do crime, as técnicas, tecnologias e estratégias relacionadas às áreas de atuação no campo das Ciências de Segurança e Ordem Pública”.

Os cursos desta disciplina buscam dotar o aluno das “habilidades pessoais para lidar com a complexidade das situações, o risco e a incerteza”.

São oferecidos conhecimentos nas áreas de segurança pública relacionadas, segurança comunitária, defesa civil, polícia técnico-científica e polícia investigativa.

Informe-se e busque este conhecimento na Universidade Bandeirante de São Paulo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário