sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Informação em tempo real - Sistema DAS



Microsoft e NY criam sistema para combater crime à lá Minority Report

Jaikumar Vijayan, Computeworld/EUA
 
10 de agosto de 2012 - 08h00

Ferramenta DAS fornece base de dados e informações em tempo real para combater crimes e ameaças terroristas, tentando prevenir crimes
 
A cidade de Nova Iorque está usando um novo tipo de ferramenta de agregação de dados e análises em tempo teal para combater o crime e ameaças terroristas. O Domain Awareness System (DAS), desenvolvido em conjunto pelo departamento de polícia de Nova Iorque e pela Microsoft, fornece aos policiais uma maneira de reunir informações e dados de câmeras de segurança, leitores de placas de carro, detectores de radiação, ligações de emergência, históricos criminais e diversas bases de dados de segurança pública.

O sistema permite uma visão compreensiva de acompanhar atividades suspeitas ou criminosas, afirmou o prefeito da cidade, Michael Bloomberg, durante uma coletiva de imprensa. Essa ferramenta é uma maneira de acessar e correlacionar rapidamente as informações necessárias para responder da maneira mais adequada a essas ameaças, completou. "Isso irá ajudar a policia a prevenir que crimes ocorram e ajudar a responder a ocorrências de maneira ainda mais eficiente".

Até agora, cerca de 3 mil câmeras de segurança, a maioria delas localizada na região de Manhattan, além de pontes e túneis em locais estratégicos, já foram conectados aos sistema. Em breve, o plano é ligar o DAS às câmeras, leitores de placas e detectores de radiação dos cinco bairros da cidade. Os dispositivos irão transmitir os dados em tempo real, e as imagens das câmeras serão descartadas a cada 30 dias, a não ser que haja necessidade de mantê-las por mais tempo. 

Radiação
Localizado no centro de comando e controle do Departamento de Polícia de Nova Iorque em Baixa Manhatam, o DAS fornece alertas em tempo real a respeito de possíveis ameaças à segurança. Operadores e analistas no centro de comando podem utilizar a interface gráfica do sistema para reunir rapidamente informações importantes que podem ser relevantes para tipos específicos de alerta.

Por exemplo, se um detector de radiação é acionado em algum lugar da cidade, o sistema irá imediatamente alertar a central e ajudar os operadores a determinar se o material radiativo é uma arma ou um isótopo usado em um dispositivo médico. Em outra situação, se um pacote suspeito é avistado ou se uma atividade criminosa acontece ali, o Departamento de Polícia pode utilizar o DAS para acessar arquivos de vídeo e analisar para tentar descobrir o que pode ter acontecido. A tecnologia pode não só rastrear um carro suspeito mas também determinar em que locais o veículo esteve nos últimos dias, semanas ou até meses.

A Microsoft, que desenvolveu a tecnologia em conjunto com o Departamento de Polícia, irá vender a ferramenta para a polícia de outros países ao redor do mundo, sendo que 30% da receita deverá ser repassada à cidade de Nova Iorque, conforme previsto em um acordo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário