sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Crime Digital - Uma porta nos sistemas de compartilhamento de dados

Crimes Digitais




A segurança das informações é uma precoupação de todos, não apenas das grandes corporações, mas de usuários físicos que trafegam nas vias digitais. Para se previnir, muitas empresas terminaram em impedir o uso de dispositivos portáteis de gravação de dados e, até mesmo, bloquearam portas USB nas máquinas que integram sua rede.

Surge agora novo elemento que deve ser considerado pelo gestor de segurança: o uso de repositórios de compartilhamento de arquivos na www. Pesquisa aponta que grande parte de documentos confidenciais das empresas tem perdido esta condição ao serem compartilhados nestes locais. Trata-se de evasão de conhecimento e, em alguns casos, de informações que podem causar grandes prejuízos.

Pelo entendimento prematuro das pessoas que atuam em TI, não basta investir em firewall ou em outras tecnologias. É preciso investir em educação!

Este investimento não deve ser apenas encargo das empresas ou do governo, mas de cada pessoa envolvida no processo educacional. Aqueles que se apropriam de conhecimento alheio praticam atos antiéticos.

Espera-se que o cidadão tenha uma conduta virtuosa (como Aristóteles ensinou), ou seja, que o "certo e bom" sejam praticados por vontade própria (autodeterminação) e não por medo de sofrer qualquer tipo de sanção. É preciso que cada cidadão adote um comportamento ético.



Nenhum comentário:

Postar um comentário