sexta-feira, 28 de março de 2014

Fim dos tempos! Sepultamento do comportamento ético.



 

FOLHA DE S. PAULO - COTIDIANO

  Para 65%, mulher com roupa curta merece ataque



A maior parte dos brasileiros (65,1%) concorda, de forma total ou parcial, que "mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas". A maioria (58,5%) também diz acreditar que, "se as mulheres soubessem se comportar, haveria menos estupros".

Por outro lado, 91,4% da população concorda que "homem que bate na esposa tem que ir para a cadeia" e 82,1% discordam da afirmação "mulher que apanha em casa deve ficar quieta para não prejudicar os filhos".

Os resultados são de pesquisa divulgada ontem pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Os dados foram obtidos a partir de entrevistas com 3.810 pessoas de ambos os sexos entre maio e junho de 2013.

Os entrevistados foram apresentados a uma lista de afirmações e questionados sobre se concordavam com elas ou não --total ou parcialmente. A margem de erro é de cinco pontos percentuais.

Segundo a conclusão do estudo, "os principais resultados aqui apresentados indicam uma ambiguidade nos discursos. O primado do homem sobre a mulher ainda é bastante aceito pela população, mas a violência física não é tolerada".

A pesquisa também aponta que "no que toca à violência sexual, a maioria das pessoas continua a considerar as próprias mulheres responsáveis, seja por usarem roupas provocantes, seja por não se comportarem adequadamente'", diz o estudo.

Para a coordenadora do programa de Estudo em Sexualidade da USP, Carmita Abdo, o resultado não surpreende, uma vez que a sociedade ainda culpa a vítima em casos de abuso.

"O que leva ao assédio ou ao estupro não é a roupa que a mulher está vestindo, mas a disposição de quem assedia ou de quem estupra", diz.

A divulgação do estudo ocorreu agora por ocasião do Dia Internacional da Mulher (8 de março) e chama a atenção após os recentes casos de abuso sexual no metrô de SP.

Outro estudo também divulgado pelo Ipea estima que haja anualmente 527 mil tentativas ou casos de estupros no Brasil, dos quais somente 10% são registrados formalmente na polícia.

A estimativa foi feita a partir de questionários elaborados pelo instituto.

PERFIL

Em relação à frase sobre o uso de roupas curtas, que tem a concordância total de 42,7% e parcial de 22,4%, o detalhamento do perfil dos entrevistados mostra que quanto maior o nível educacional, menor a aceitação.

Outra afirmação apresentada aos entrevistados é "o que acontece com o casal em casa não interessa aos outros". Essa teve a concordância total de 58,4% e concordância parcial de 23,5%.

Também nesse caso, há menor tendência de acordo entre os mais escolarizados.

Os entrevistados foram confrontados ainda com a frase "em briga de marido e mulher não se mete a colher" --78,7% disseram concordar com essa afirmação.

(AGUIRRE TALENTO E LEANDRO MACHADO)

DE BRASÍLIA
DE SÃO PAULO

Nenhum comentário:

Postar um comentário