sábado, 19 de setembro de 2015

O Direito a "desinformação"



TEMOS O DIREITO A DESINFORMAÇÃO?


O episódio do cartaz da escola estadual de Sorocaba, que ainda reverbera nas redes sociais e nas páginas cibernéticas da mídia, deveria levar toda a comunidade acadêmica a uma reflexão: temos o direito a ter desinformação?

Digo isto porque pude verificar a manifestação da OAB - Sorocaba a respeito do fato, onde de forma "a defender a democracia". critica o comando da Polícia Militar que manifestou-se a respeito da desinformação liderada pelo professor de filosofia daquela escola.

Conforme constou da reportagem de um respeitado jornal, a OAB aduz que a PM não deveria se intrometer em assuntos escolares, no que foi, inclusive, apoiada pela Comissão de Direitos Humanos local.

Ora, todos nós temos o direito a informação. Mas, e no que se refere a desinformação? Será que a OAB deve "proteger" este direito? Podemos compreender que, num país que apresenta um nível de educação baixíssimo (onde grande parte das crianças e jovens que estão no ensino fundamental são considerados "analfabetos funcionais"), educação deve ser uma questão séria.  Agora, entender que temos direito a desinformação me parece uma idiotice.

Se considerar a desinformação como um direito, o que faremos para educar nossos jovens? O que faremos quando fatos que afrontaram a sociedade nos forem contados como grandes feitos? Ora OAB Sorocaba, sua intervenção me parece mais "populesca" (e, posso criar este termo, pois pela OAB é direito desinformar a todos) do que preocupada com a proteção dos nossos direitos fundamentais.

Pior ainda foi ver que as crianças se manifestaram em relação a liberdade de expressão. Mais desinformação ainda...

Na realidade o trabalho do professor de filosofia foi sem nenhuma base científica e serve apenas a desinformar a comunidade escolar e como disse a gloriosa Polícia Militar, apena para incitar o ódio e a discriminação.

Deve sim este professor ser desligado da docência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário