quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Ciência Política e TGE - Matrix


Os idealizadores do filme Matrix, irmãos Wachowski, buscaram inspiração no filósofo grego Platão para desenvolver a série, que foi campeã de bilheteria.

No filme, "os seres humanos estão presos e são forçados a participar de uma encenação que, erroneamente, consideram a realidade".

A fonte de inspiração foi a obra "A República", de Platão, mais especificamente, o Mito da Caverna.

(extraído de Leituras Clássicas. Atti et al. Pearson, 2008).

Agora que você já conhece um pouco mais de Platão, pesquise o Mito da Caverna e dê sua opinião.

6 comentários:

  1. Claramente o filme trabalha colocado de uma forma mais futurista a ideia principal do mito da caverna, ideia essa de indagar e questionar os fatos impostos a nos, procurando sempre a verdade.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Davi.

    Por que você acha que o filme nos remete ao mito da caverna? Onde esta a verdade? Existe um mundo verdadeiro e nós vivemos num mundo falso?

    ResponderExcluir
  3. O filme mostra que os humanos estavam presos e sendo forçados a participar de uma realidade alternativa. E a ideia de verdade é um questão de alto proteção, como exemplo, um ônibus vindo na minha direção, eu posso acreditar que ele seja uma ilusão da minha mente mas se ele não for uma ilusão e for de verdade eu irei ser atropelado então para minha proteção escolho acreditar que ele e verdadeiro. As pessoas fazem o seus próprios princípios de verdade ou mentira portanto não a verdade absoluta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é bem isto meu amigo Davi. Vá em http://www.brasilescola.com/filosofia/mito-caverna-platao.htm e conheça a Alegoria da Caverna, de Platão.

      Excluir
  4. Agradeço o texto que me indicou facilita muito a compreensão!

    ResponderExcluir
  5. Estamos acorrentados a uma realidade pronta, que nos foram entregues como a única verdadeira, presos na "caverna" . Precisamos nos libertar e enxergar além dessa dita realidade.

    ResponderExcluir