domingo, 10 de agosto de 2014

Ciência Política e TGE - Platão


Platão 
(Nascimento: 428/427 a. C, em Atenas - Grécia)
(Morte: 348/347 a. C, em Atenas - Grécia)

Platão, em sua obra "A República", idealizou uma cidade em que reinasse uma justiça fundamentada na autoridade e na liberdade, cujo ideal seria prover a felicidade a todos.

Entretanto, a Democracia idealizada por Platão foi marcada por limitações, especialmente quanto as mulheres que sequer eram consideradas cidadãs. Da mesma forma, as assembleias populares imaginadas pelo Pensador Grego não permitiam a participação de estrangeiros e escravos, por exemplo.

As obras de Platão ainda influenciam o pensamento moderno, não obstante a mais variada sorte de críticas.

Pesquise e deixe aqui sua opinião a respeito da Democracia de Platão comparando-a com a Democracia Brasileira dos dias atuais.

9 comentários:

  1. Após uma breve pesquisa na internet sobre o tema proposto achei na maioria das pesquisas sobre Platão e seu livro A Republica, o dizer “Platão contra a democracia” que me chamou muita atenção, pesquisei um pouco mais a fundo e acredito que achei o motivo desses títulos!
    Platão acreditava que não deveria ser governante a pessoa mais votada e sim a pessoa mais sabia uma pessoa com desejo, emoção e conhecimento para governar um estado, pois colocando apenas o candidato mais votado a corrupção e a incompetência tomariam conta do poder publico! Particularmente achei isso algo que mais se encaixaria nos molde da democracia nos dias de hoje no Brasil, pois vemos muitos candidatos sem nenhum preparo sendo eleitos apenas por serem populares e não pela competência ou o bem que poderiam estar fazendo para o estado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Fernando. Veremos na próxima aula que a democracia imagina por Platão sofreu críticas. Uma delas diz respeito a impossibilidade de uma pessoa escolher seu futuro. Na República, nasciam Ouros, Pratas e Bronzes.

      No Brasil atual o cidadão, cumprido algumas regras, pode votar e ser votada. Democracia!

      Parabéns pela sua percepção.

      Excluir
    2. Prezado
      Professor Jefferson
      Ao ler a segunda parte da matéria creio que entendi o que Platão queria dizer quando se referia a Ouros, Pratas e Bronzes! Nesse caso seria considerados respectivamente governantes, guardiões e trabalhadores respeitando suas virtudes e onde se encaixariam para fortalecer a sociedade e não somente pensando no próprio bem estar!
      Esse meu pensamento estaria correto?

      Excluir
    3. Caro Fernando. Platão idealizou uma sociedade perfeita, onde cada pessoa tinha uma função e seu desempenho significava atingir o bem comum. Todos eram filhos de todos! Lembre-se que o bem comum também pode ser definido pela soma do bem-estar individual. Platão dizia que cada pessoa devia aceitar seu destino, sem fazer nenhuma oposição. Esta é a principal crítica...

      Excluir
  2. Prezado Professor Jefferson. Após realizar algumas pesquisas e traçar um paralelo entre a "REPUBLICA DE PLATÃO" e nossa democracia, sem desconsiderar a evolução da humanidade, percebo que esse conceito (REPUBLICA DE PLATÃO) nos dias atuais é completamente remoto. Isso se dá dentro do meu ponto de vista, pois, alguns seres humanos são condicionados a "ambição" e a "corrupção. Mesmo que seja em pequena escala, todos nós almejamos "subir um degrau" na nossa condição atual, seja intelectual, cultural, social, financeira. Não havendo trava ética, muitos colocam seus interesse em primeiro lugar desconsiderando princípios básicos de colaboração mergulhando assim para a esfera da corrupção. Para "vivermos" a "REPUBLICA DE PLATÃO", acredito que a humanidade deverá "recomeçar" e/ou "evoluir" para o conceito colaborativo, agregando valores e objetivando os mesmos "fim". Sua contribuição para que eu possa saber se minha linha de pensamento está correta é de extrema importância. Desde já agradeço pela atenção. Rodrigo Frassi.´.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Rodrigo.

      Talvez você esteja sendo muito radical. Evidente que os princípios democráticos existentes na obra de Platão de certa forma ainda influenciam a sociedade atual. Até mesmo a busca pelo "político perfeito"! Observe o que acontece atualmente na propaganda política e verá que ainda pensamos que somente os que tem conhecimento podem governar!

      Excluir
  3. Professor Jefferson

    Andei estudando alguns assuntos e cheguei a uma opinião.
    A Grécia Antiga praticava uma democracia direta dos cidadãos, ainda que a cidadania fosse limitada a determinada classe.
    Os Filósofos gregos dividiam sempre os governos em bens ou maus,
    Platão criticava à democracia porque acreditava que o poder deveria ser exercido pelos "sábios", atribuía a democracia, não uma forma boa de governo, mas uma forma degenerada.
    Hoje já nossa é representativa e indireta, todos, independente da formação cultural, realidade sócio econômico, analfabetos, negros e etc. Pode dar sua opinião, na escolha de um representante.

    Eu tenho uma pergunta.

    Eu lir ela em um site e me deixou muito curiosa.
    Platão estaria nos dizendo que o governo do "sábios" é o decorrente dos verdadeiramente habilitados à escolha?

    ResponderExcluir
  4. Professor Jefferson.

    Pesquisei alguns assuntos e visualizei a seguinte questão.
    A República de Platão
    Sócrates é um dos fundadores da ética, entendida como filosofia moral, na medida em que consolidou a noção de que existe uma vinculação necessária entre Justiça e Razão. A Justiça, assim como a Verdade e a Beleza, pode ser conhecida por nós, e conhecê-la é um requisito necessário para que possamos distinguir o justo do injusto. Essa tese domina os debates acerca da filosofia prática desde a época grega, e não seria exagerado afirmar que ela define a própria possibilidade da Ética, ou seja, de um discurso filosófico que toma o Bem como um objeto a ser conhecido. Esclarecer o Bem, definir sua natureza, determinar seus limites, revelar seus fundamentos.

    Para Platão Justiça e Razão na visão de Sócrates está correto?

    ResponderExcluir
  5. A democracia de Platão ainda é empregada nos dias de hoje, no Brasil, só de forma velada, pois na conjuntura atual, o acesso à outras classes é praticamente impossível, por questões econômicas, financeiras e até mesmo culturais. Quem nasce podre, provavelmente vai morrer pobre.

    ResponderExcluir