terça-feira, 6 de setembro de 2011

Ordem Pública - Despectus




Os alunos de Direito e de Gestão em Segurança Pública, dos campi Marte e Maria Cândida, assistiram uma palestra sobre a transversalidade dos temas Ordem Pública e Sustentabilidade. De uma forma bastante simples, os elementos que compõem o primeiro tema (segurança, tranquilidade, salubridade e dignidade da pessoa humana), numa proposta de inclusão no planejamento estratégico das organizações, devem passar a observar o triple bottom line, ou seja, devem ter um olhar para o meio ambiente, economia e sociedade. 

A proposta é que as ações de preservação da ordem pública contemplem aspectos que levem ao bem comum com sustentabilidade, passando a observar, sobremaneira, os princípios de direitos humanos, práticas leais de operação, normas trabalhistas, meio ambiente, direitos do consumidor dos serviços de segurança pública, envolvimento e desenvolvimento da comunidade e, finalmente, adotem uma nova postura organizacional. 

Com o modelo proposto, os princípios das ISO 9000 (Qualidade), 14000 (Meio Ambiente), 18000  (Segurança e Saúde no Trabalho) e 26000 (Responsabilidade Social) formariam um sistema de gestão que possibilitaria uma nova postura organizacional que renderia, entre outros aspectos, confiabilidade e agregação de valor positivo a imagem da organização, relação de confiança e desenvolvimento humano e social. 

Trata-se de uma ideia que vem sendo discutida com gestores de segurança pública de alguns municípios paulistas e que deve ter impulso nas plataformas políticas dos candidatos a cargos públicos nos próximos processos eleitorais. Além de alunos e professores, estiveram presentes o Coronel Milton Sussumu Nomura, Comandante do Policiamento Ambiental da Polícia Militar do Estado de São Paulo, e o Tenente Coronel João Abner Nossa, Comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar Metropolitana. Esta foi mais uma ação do ICJS na busca de formar profissionais conscientes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário