domingo, 11 de setembro de 2011

11 de Setembro





Passados 10 anos deste ataque terrorista, o mundo ainda vive sob o manto do terror. O medo ultrapassou os limites americanos e, hoje, qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo apresenta preocupação com a possibilidade de estar envolvido num incidente tão grave como o que vitimou os americanos. 

Ainda me lembro daquele dia! Estava no Centro Administrativo cursando O&M (na antiga diretoria de sistemas) quando um oficial, de Minas Gerais, entra correndo na sala de aula e diz, em alto e bom som: "Começou a 3ª Guerra Mundial". Ainda não imaginávamos o que havia acontecido e, tampouco, quais seriam os próximos acontecimentos. A aula foi interrompida e todos se postaram a frente de televisões. Vendo a primeira torre em chamas, de repende, novo avião. Perplexos, imaginavamos que aquilo não era possível, que era uma repetição do primeiro choque. Ilusão. Era verdade, 2 ataques e, logo outras notícias sobre acidentes envolvendo aviões no território americano chegaram. Colados nas Tvs, ficamos ainda mais perplexos quando a primeira torre veio ao chão. Não era possível que piorasse mais... Aconteceu! Cai a segunda torre e com ela, alguns pilares da democracia.

A Al Qaeda e seu falecido líder (pelo menos como dizem os americanos) Bin Laden não apenas atentaram contra a vida, mas o principal ataque foi contra a democracia, uma vez que princípios de liberdade individual defendidos na "América" encontram limites que nunca foram imaginados. Aspectos comuns, mas extremamente importantes, como a liberdade de ir e vir, de expressão religiosa, de igualdade entre os povos, foram relativizados e são os resultados perpétuos daquele ato bestial.

Evidente que esta organização criminosa especial ainda esta viva, não obstante a morte de seu líder. É preciso que todos Estados se preocupem em identificar qualquer "chama" de vida da Al Qaeda, mas sempre se preocupando em respeitar a dignidade da pessoa humana, pois somente esta atitude nos diferenciará daqueles que intentaram o 11 de setembro.

A nós, hoje, somente restar orar pelas vidas perdidas e revenciar os inúmeros heróis, anônimos ou não, que, de qualquer forma, estiveram envolvidos na queda das torres gêmeas.

Que viva a Democracia!


2 comentários:

  1. Muuuito chocante...nem quero lembrar
    Abç.
    Paula Kasas
    paulakasas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. ONDE ESTAVA DEUS QUANDO ACONTECEU ESTA TRAGÉDIA ?
    As Torres caíram – Mas Não Compreendemos o Significado da Mensagem !
    Possivelmente esta Mensagem esteja trombeteando em nossas calamidades!
    Veja no blog: http://falando-de-educacao.zip.net/

    ResponderExcluir