sábado, 3 de setembro de 2011

Estrebucha Vagabundo!

Com este título desagradável e inoportuno, sob a visão dos direitos humanos, e que fere a dignidade da pessoa humana, um articulista de Jundiaí teve publicou, em jornal regional, um artigo que critica seriamente a polícia. Sob o manto dos direitos humanos, ele até apresenta certa razão ao não admitir a volta da lei do talião. Entretanto, ao apresentar soluções simplistas de combate a violência, mostra que desconhece completamente os aspectos que envolvem segurança pública e combate a criminalidade. 

O crime é um fato social e deve ter uma abordagem multidisciplnar e transversal por parte do Estado, mas atribuir seu combate somente a educação é, no mínimo, um disparate. Pesquisas recentes da Universidade de São Paulo apontam que 2/3 dos alunos que concluem o ensino médio são analfabetos funcionais. Como imaginar que terão acesso a emprego com renda difecenciada? Há muito mais a dizer sobre prevenção primária, secundária e terciária. Segurança Pública deve ser tratada por especialistas, uma vez que não é futebol, onde cada cidadão é um técnico. Aliás, artigos como este apenas servem para mostrar que, cada dia, o combate ao crime é mais complexo. Piora mais ainda quando fala de rigor da lei, esquecendo-se que a cada dia a legislação é mais permissiva e que privilegia a liberdade.

Infelizmente, ainda temos que ler textos sem nenhuma fundamentação científica ou com qualquer suporte de experiência profissional. Deveria aquele autor fundamentar seu artigo a luz do direito internacional, a luz dos princípios e da doutrina de direitos humanos, mas, infelizmente, não o fez. É puro sensacionalismo e uma mera história para "bovinos sonolentos"!

De uma coisa o autor do artigo tem razão: a sociedade deve estribuchar ao ler artigos meramente demagógicos.

Abaixo o artigo! Leia e pense que prover segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de cada cidadão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário