sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Cracolândia! Hoje e sempre.

 
O processo de tomada de decisão no crime

"A situação faz o ladrão". Isto é verdade, mas outros fatores são apontados pela doutrina como determinantes para a prática criminosa. Dentre eles destacamos as predisposições pessoais, a influência da família (desagragada ou não), a incapacidade de controlar os impulsos pessoais dentro dos preceitos estabelecidos pelo "contrato social", a percepção de impunidade e o arranjo físico.

Muitos destes elementos podem ser trabalhados de forma primária. Entretanto, outros somente podem ser "controlados ou desenvolvidos" ao longo do processo de socialização e de educação de uma pessoa.

Os jornais de ontem e hoje (04 de janeiro) noticiam, mais uma vez, a situação da Cracolância Paulista. A Tv Globo mostrou imagens de "seres humanos invisíveis" fazendo uso de crack a luz do dia e na frente do poder público, representado naquele momento pela força militar paulista.

O insucesso da operação centro desencadeado pelo Governo do Estado, anunciado por todos os especialistas, se faz presente hoje. E o pior, a Cracolândia fez novas filiais no centro velho da Capital paulista.

Mais uma vez o Governo do Estado, desesperado com o fracasso político de sua ação, noticia um convênio com o Ministério Público que, pelo menos em tese, poderá determinar a internação compulsória dos viciados.

Trata-se de uma nova política para esconder os "seres invisíveis do centro". Se não conseguimos resolver a questão com uma política de segurança equivocada do secretário deposto e do comandante da PM a época, não será escondendo os viciados que o Centro será revitalizado. Pelo contrário, serão abertas "vagas" no consumo de crack na Cracolândia.

Esta política continuará equivocada. Recomendo aos especialistas a leitura da farta doutrina de segurança pública ao invés de adotar medidas politiqueiras.

2 comentários:

  1. Ernandes ancelmo de souza4 de janeiro de 2013 às 13:39

    Para resolver esta situação que esta tão presente no nosso dia a dia.não só o poder público mais também outras entidades sociais tem que estar envolvidas no processo por que sabemos que se mediadas não forem tomadas.. o GOVERNO não tera mais controle sobre a situação se é que não ja esta..
    Essa droga conhecida como crack.. que é de fácil acesso,barata,degrada a pessoa,é viciante. e age diretamente no psicológico.. deixando o viciado em um estado deprorável, sem prespectiva de vida, roubando para o sustento do vício, e a vagando pelas ruas.. e o governo fazendo vista grossa para um poblema que destrói.. pessoas famílias, sonhos..

    ResponderExcluir
  2. Você tem razão Ernandes. O descaso social criou seres invisíveis e eles permanecem no centro velho de São Paulo. Medidas de ordem policial serão insuficientes para retomar o controle da ordem pública.

    ResponderExcluir