domingo, 16 de setembro de 2012

Os Peripatéticos de Sinop-MT


 
Aristóteles nasceu em 384/385 a. C em Estagira, cidade fronteiriça da Macedônia. Era filho de Nicômano. Logo cedo ingressou na Escola de Platão, tendo sido um de seus princípais discípulos. Após 20 anos de convivência com os pensadores da escola platônica, Aristóteles desloca-se para a Macedônia e posteriormente para Atenas, onde inaugura sua escola, o Liceu.
 
No Liceu, Aristóteles ensinava seus alunos passeando nos jardins de sua escola, razão pela qual esta metodologia foi apelidada de "perípato" que em grego significa passeio. Seus alunos, então, denominaram-se "peripatéticos", ou seja, os que aprendiam passeando.
 
A História é maravilhosa! Em Sinop-MT um grupo de doutores e mestres se reunem em um Instituto de Educação para, a exemplo dos alunos de Aristóteles, apreenderem e entenderem os mais variados temas.
 
Trata-se do grupo Doutores Sem Fronteiras de Sinop, composto por professores de todo o país que se reunem, pessoalmente ou pela internet (conferência virtual) para discutir assuntos variados  e, principalmente, aprender de modo transversal.
 
Experiência fantástica! A reunião é uma alegria... um "passeio" pelo conhecimento. Na última semana, antropológos, enfermeiros, psicológos e advogados se reuniram para discutir  o "eu e a identidade".
 
Questões como "quem sou eu?" e "onde se rompe uma idenetidade" foram tratadas de forma técnica, alegre e transdisciplinar. Uma delícia. Cada um buscava os conhecimentos técnicos e doutrinários de seu saber e tudo era "depositado" numa mesa de discussão. Ninguem perde... todos ganham.
 
"Aprendi mais do que pude compartilhar!" Frase de quase todos integrantes. É uma festa de conhecimento.
 
Este grupo são os peripatéticos de Sinop-MT. Exemplo a ser seguido pelos acadêmicos de todo o país.
 
Parabéns Peripatéticos de Sinop. Aristóteles teria orgulho de vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário