domingo, 14 de agosto de 2011

Para falar em público

4 dicas para falar em público


Conquistar sua audiência pode acalmar o nervosismo de falar diante de um público grande de pessoas


(Crédito: Dreamstime/Divulgação)

Você deve ser honesto e não tentar vender sua imagem ou seus produtos durante um discurso ou uma palestra
 
Discursar para um grande número de pessoas pode ser um desafio para muitos profissionais. A situação pode muitas vezes deixá-lo nervoso devido à grande responsabilidade de transmitir informação para um público extenso.
 
 
Há diversas dicas para melhorar a capacidade de discurso, muitas delas já conhecidas por todos, como imaginar seu público sem roupas ou até mesmo se colocar na pele de Steve Jobs ou Barack Obama, acreditando ter o mesmo potencial de discurso do que eles.
 
O gerente de investimentos James Altucher publicou recentemente em seu blog algumas dicas para melhorar seu discurso e suas palestras. Confira quais são as dicas para falar em público:
 
 

Use muitas imagens e pouco texto

Na hora de criar uma apresentação de slides, evite usar muito texto e procure colocar imagens engraçadas e que realmente chamem a atenção do público. No fundo, somos todos crianças esperando por uma chance de despertar nossa alegria.
 
 

Não se auto-promocione

Você deve ser honesto e não tentar vender sua imagem ou seus produtos durante um discurso ou uma palestra. Na última palestra que ministrei queria colocar meu livro como sugestão de leitura para o público. Ao invés de tentar vender meu produto na palestra coloquei de propósito um slide no final da apresentação com o livro e todas as suas qualidades. Na hora que passei esse slide gritei para o meu assistente “eu falei pra você não colocar isso aqui!”. A brincadeira arrancou muitas gargalhadas e fez com que meu livro fosse lembrado por todos.
 
 

Simplifique os dados

Ninguém consegue decorar tabelas extensas de resultados e gráficos elaborados com números e estatísticas da empresa. Na hora de passar informações para o público, procure misturar os dados no meio de fatos curiosos, facilitando o exercício da memória pelo leitor.
 
 

Mostre sua humildade

Muitos pensam que estar no palco é sinônimo de superioridade e controle sobre a audiência. Errado! Na hora de dar uma palestra ou conversar com um público grande, procure mostrar que você também é humano e que possui as mesmas qualidades, os mesmos problemas e as mesmas preocupações que todos os presentes na sala. 

Fonte: http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2011/08/11/855826/4-dicas-falar-em-publico.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário