sexta-feira, 22 de junho de 2018

Segurança no Campo



APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA PROPRIEDADE AMIGA NA REGIÃO DE ARAÇATUBA


Na noite de 21 de junho de 2018, na Fazenda Água Branca, em Birigui/SP, tivemos a oportunidade de acompanhar o lançamento do programa Propriedade Amiga, por parte da Polícia Militar do Estado de São Paulo, em nossa região. 

Em que pese o esforço do órgão do Estado, o fato é que as medidas anunciadas se revestem em renovação daquelas que já foram anteriormente adotadas e, em dado momento, foram abandonadas pela própria PM.  É isto que nos preocupa, pois sabemos que a violência já não esta mais circunscrita a área urbana dos municípios.

Na ocasião, o palestrante do policiamento ambiental deixou bem claro tratar-se de um programa da instituição policial e não um programa de governo.

Tal fato parece irrelevante, mas não o é. No caso de outros programas da PMESP, como por exemplo o programa de policiamento comunitário, força tática, escolar, entre outros, é certo que eles ocupam espaço no orçamento público, ou seja, possuem rubricas orçamentárias que lhe permitem continuidade.

Por ser um programa da instituição, a qualquer momento pode ser deixado de lado, como o foi anteriormente.

Durante a palestra de lançamento, os proprietários rurais e empreendedores do campo foram estimulados a acessar o site do Comando de Policiamento Ambiental e nele cadastrar sua propriedade e as demais riquezas que lá se encontram.

Ocorre que o sitio eletrônico do Policiamento Ambiental não apresenta, nem mesmo a normativa da PM a respeito do programa, ou seja, quais são as garantias de sigilo, objetivos e outros assuntos de interesse, como, especificamente, as obrigações e responsabilidades do policiamento ambiental.

Ora, no evento foi informado que na região de Araçatuba, para fazer frente as demandas do programa, haverá uma única viatura para atender mais de 40 municípios. Nada se falou a respeito da integração com o COPOM, apenas na criação de um grupo de wattszap.

É muito pouco para justificar tamanho "barulho".
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário