segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Quanto custa um crime?


O CUSTO DE UM CRIME

Uma matéria publicada no New York Times, versão digital de 08 de outubro de 2010, do colunista Charles M. Blow, apresentou alguns números a respeito da criminalidade americana, calculados financeiramente. O resultado é, no mínimo, interessante, pois desperta a curiosidade das autoridades brasileiras.

No estado de São Paulo, as estatísticas criminais se preocupam em demonstrar o desempenho “satisfatório” de suas polícias, pois a segurança é uma questão política. Por outro lado, a mídia aponta os reais problemas de segurança, em todas duas facetas e, não raro, mostra imagens de pessoas que afirmam que, por exemplo, a vida do ente querido, ceifada pela violência, “não tem preço".

Charles M. Blow

O colunista americano, citando uma pesquisa da Universidade de Iowa, cita que o custo de um homicídio para a sociedade americana é de US $17,25 milhões. Ele ainda informa que os pesquisadores analisaram dados do ano de 2003, dos estados de Arkansas, Flórida, Geórgia, Carolina do Norte, Nova Jersey, Ohio, Oklahoma e Texas e consideraram os “custos da vítima, custos do sistema de justiça penal, estimativas de perda de produtividade tanto para a vítima como para o criminoso e, finalmente, os custos arcados pela comunidade na tentativa de evitar a prática de delitos (seguro, dispositivos de segurança, medidas governamentais, programas assistenciais etc.).

Os crimes de estupro tem custo social de US $ 448.532 e o de roubo de US $ 335.733 (por evento). Charles ainda traça um parelelo entre os 18 mil homicídios registrados em 2007 pela Organization for Economic Cooperation and Development, indicando que custaram cerca de US $ 300 bilhoes, ou seja, o custo é semelhante ao que foi gasto em nove anos de guerra no Afeganistão.

Qual será o custo da violência brasileira? Ainda não conheço nenhum estudo a respeito. Talvez este seja um desafio para nós estudiosos em violência.

Fonte:(http://www.nytimes.com/2010/10/09/opinion/09blow.html?_r=1&scp=1&sq=the+high+cost+of+crime+&st=cse)

Nenhum comentário:

Postar um comentário