sábado, 17 de março de 2012

Cultura de Paz



A construção de uma cultura de paz passa, obrigatoriamente, pelo respeito ao direitos humanos, de primeira a última geração. Observe-se que para a vida tranquila e saudável na sociedade, é necessário que o pacto social seja respeitado por todos. Esta conduta, de saber que o Estado esta limitando os direitos constitucionais assegurados a cada cidadão por meio de seu poder de polícia, é princípio que deve ser respeitado por todos.
A construção desta comunidade segura, também passa pela observância do princípio constitucional de que segurança é dever do Estado, mas direito e responsabilidade de todos. Cada cidadão deve, portanto, comprometer-se com o respeito a legislação e apresentar uma conduta pró-ativa de proteção de sua vida e de seu patrimônio.
Não se trata de saturação de entidades responsáveis pela manutenção da ordem pública (embora isto possa contribuir com a paz social), mas sim, de uma mudança de postura individual e coletiva. Esta transversalidade deve ser observada pelo Estado, uma vez que cada ato administrativo deve contemplar, como objetivo, a paz social e o bem comum.
Isto não significa que cada cidadão deva abrir mão de seu direito de manifestação, de liberdade de opinião. pelo contrário, deve sim fazê-lo, mas de forma organizada e que respeite a paz social. Neste sentido, os direitos constitucionais passam a ter maior amplitude dentro da cutura de paz, uma vez que são fundamentos para sua existência.
O respeito ao ser humano e a não prática de atos violentos é a fundamentação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário