quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Peripatéticos de Sinop/MT



OS PERIPATÉTICOS DE SINOP

Em 2012 um grupo de doutores vindo de vários estados e cidades se juntou em Sinop/MT para levar adiante o sonho da educação. Por conta própria se denominaram Grupo de Estudos Universidade Sem Fronteiras Sinop MT, haja vista que muitos desses professores somente podiam participar das reuniões virtualmente, pois estavam fisicamente distantes, embora unidos pelo conhecimento e pela vontade de aprender. Lembro-me que, em uma das discussões acadêmicas, citamos Aristóteles que ensinava seus discípulos andando pelos jardins do Liceu de Atenas. O Grupo de Estudos Universidade Sem Fronteiras Sinop MT, a semelhança desses alunos, eram, na verdade, os Peripatéticos de Sinop.
Os Peripatéticos de Sinop aprenderam muito, pois cada um dispunha daquilo que tinha de melhor: a solidariedade do conhecimento em suas poucas horas disponíveis. Aprender com estes professores é, no mínimo, um privilégio.
Armados com o sonho de ensinar, os Peripatéticos de Sinop/MT se inspiraram em Sócrates e buscaram na ética a força necessária para que o sonho de educar fosse concretizado.
Nesta semana em que a figura do professor é reverenciada, os Peripatéticos de Sinop tiveram parte de seu sonho concretizado. O Conselho Nacional da Saúde, por meio da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, de forma inédita para nossa região, aprovou o Comitê de Ética do Instituto ao qual os Peripatéticos de Sinop estão vinculados como colaboradores e pesquisadores.
Mais que uma vitória, é um sonho que se concretiza! Em breve, os estudantes e pesquisadores de nossa região, cujos projetos envolvam pesquisas com seres humanos, serão avaliados pelos pesquisadores Peripatéticos de Sinop na Plataforma Brasil.
Parabéns Peripatéticos! Parabéns Instituto! Parabéns Sinop.
Prof. Dr. Jefferson de Almeida
Pesquisador Peripatético
Membro do Grupo de Estudos Universidade sem Fronteiras Sinop MT